Procure neste site

terça-feira, 22 de março de 2011

História do Pergaminho

PERGAMINHO

Pergaminho é a pele de cabra* selecionada através de rígidos processos de seleção e tratada diferentemente do couro de outros animais, o que lhe proporciona uma aparência bem característica.

Seu nome originou-se da cidade de Pérgamo (Pergamum, em latim) na Ásia Menor, cidade onde foi aperfeiçoado e divulgado ao mundo como uma nova opção para a escrita.

Escrever sobre peles preparadas de animal tem uma longa história. Na Quarta dinastia egípcia, alguns textos foram escritos em pergaminho, costume assumido também pelos assírios e babilônicos. De acordo com registros históricos antigos do século V a.c., o Pergaminho surgiu como um substituto do papiro, que havia perdido espaço em muitas das bibliotecas da antiguidade (como a Biblioteca de Alexandria) devido ao seu alto preço.

Recentemente, entre 1940 e 1948, foram encontrados na Síria os Manuscritos do Mar Morto, feitos de pergaminho e datados de mais de 2.000 anos, os quais contêm uma documentação inédita sobre o contexto político e religioso dos tempos do nascimento do cristianismo. São, portanto, a prova viva da qualidade e durabilidade deste nobre material.

Com o passar dos anos o pergaminho foi substituído por papel, porém nunca deixou de ser utilizado em produtos que exigissem mais requinte e durabilidade (principalmente documentos governamentais e diplomas) e é largamente utilizado em diversos segmentos.

*A pele de cabra é a mais utilizada na confecção do pergaminho dado ao seu excelente resultado final, porém também podem ser utilizadas peles de bezerro ou carneiro para fins específicos.


PERGAMINHOS DIRANI

Na década de 80, nós da Dirani Cia Ltda., em parceria com o Curtume Campelo, desenvolvemos um pergaminho específico para impressão de diplomas e certificados, tornando-nos um dos maiores distribuidores deste produto no Brasil.

Em 2007 aprimoramos a técnica de confecção deste material, incluindo em nosso portfólio um pergaminho especialmente confeccionado e direcionado para:

  • MÓVEIS

  • DECORAÇÃO

  • DIPLOMAS

  • INSTRUMENTOS MUSICAIS

  • ENCADERNAÇÃO

  • CALIGRAFIA


  • Durante todo o processo de produção, utilizamos os melhores produtos existentes no mercado. Nossas peles são feitas através de processo artesanal, por técnicos especializados, e são constantemente analisadas para que apresentem um padrão final impecável.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário